PMA de Jardim divulga balanço com mais de 140 autuações no ano de 2016

A PMA CONTINUARÁ INTENSIFICANDO A FISCALIZAÇÃO NO COMBATE ÀS AÇÕES LESIVAS AO MEIO AMBIENTE

 

O 2º pelotão de Policia Militar de Jardim, sob o comando do 2º Ten Anderson Abraão Elias, apresentou nesta sexta feira, (6) o balanço de produtividade do ano de 2016.

As ocorrências de maior incidência se resumiram na pesca predatória, comércio e armazenamento ilegal de pescado, bem como, desmatamentos ilegais, além do transporte de pescado sem comprovação de origem, a extração irregular de madeira, a criação e guarda de passeriformes em desacordo ou sem autorização do órgão ambiental, e a tímida presença do trafico de animais silvestres. Durante as vistorias, em período não superior a dez meses foram confeccionados 144 autos de infrações a pessoas físicas e jurídicas que cometeram infrações contra o meio ambiente, perfazendo um total de R$ 556.147,00 de multas aplicadas.

 

No decorrer das incursões foram apreendidos 263m³ de produtos florestais entre lascas, palanques e firmes extraídos ilegalmente, 385 kg de pescado, 31 redes de pesca; 1143 anzóis de galho; 27 tarrafas; 32 espinhéis; 36 molinetes; 10 carretilhas,  07 veículos, 12 embarcações; 12 motores de popa e 03 freezers, além do contrabando de cigarro, 08 pneus e 83 munições cal.38. As apreensões são objeto da intensificação da fiscalização, principalmente pela efetiva contribuição da população local através da formalização de denúncias a subunidade, assim como, ao que estabelece a lei de crimes ambientais, uma vez que, quando verificada a infração deverão ser apreendidos, os seus instrumentos, equipamentos, petrechos e veículos utilizados na prática do crime.  Além da pesca predatória, um dos indicativos que chama bastante atenção (possivelmente em função do crescimento dos desmatamentos) demonstra um número considerável de animais silvestres que aparecem nas rodovias e em perímetro urbano. Em dez meses foram capturados 42 animais com predominância aos tamanduás bandeiras e psitacídeos, todos encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, local onde via de regra recebem cuidados especiais. Além dos recolhimentos, houve o aumento dos patrulhamentos terrestres e fluviais, sendo atendidas 38 requisições do Ministério Público, realizadas 215 palestras e 34 exposições com oficinas temáticas, animais taxidermizados e banners educativos, todos objetivando a conscientização e a preservação do meio ambiente através da educação ambiental, atingindo os mais diferentes públicos, dentre eles escolas municipais e estaduais, associações de moradores, sindicatos e universidades, atuando, sobretudo, na base, em especial, apoiados pelo profícuo trabalho realizado pelo Projeto Patrulha Florestinha dos municípios de Jardim e Guia Lopes da Laguna.

 

O comandante do 2º Pelotão de Polícia Militar Ambiental de Jardim, esclarece que a área é relativamente extensa abrangendo pelo menos cinco municípios, devido a fiscalização se estender além de Jardim e Guia Lopes da Laguna aos municípios de Nioaque, Sidrolândia e Maracaju, perfazendo um total de mais de 30.000 quilômetros quadrados de área de atuação, contudo, em decorrência das denúncias e da insistência do policiamento, a fiscalização tem ganhado espaço. Hoje o foco principal, observadas as proibições do período é proporcionar à segurança necessária para que os cardumes possam concluir o ciclo reprodutivo no período de piracema.

 

A participação da sociedade tem sido um dos pontos que mais nos chama atenção.  As pessoas têm nos procurado para denunciar a prática de crimes ambientais. As ligações no 3251-2043 são constantes e têm contribuído de forma decisiva no combate à pesca predatória, e outros crimes ambientais, pois através da informação é possível nos antecipar, neutralizar e impedir que os infratores retirem o peixe do rio antes de concluir o ciclo da reprodução. Finaliza, colocando à disposição e faz um chamamento a população para que continuem denunciando no telefone da subunidade.

Quartel do 2º PPMA – Jardim MS, 10 de Janeiro de 2017.

Anderson Abraão Elias de Oliveira – 2º Ten | Comandante do 2º Pel. PMA – Jardim | Mat. 85084021

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*